Ir para conteúdo
preparty

EMANUEL SFERIOS, FUNDADOR DO DANCESAFE, FALA SOBRE REDUÇÃO DE DANOS E TESTE DE DROGAS NOS FESTIVAIS

Posts Recomendados

Dance Safe Emanuel Sferios.png

Imagine chegar em um festival de música e passar por um stand com alguém dizendo: "Bem-vindo à festa, gostaria que suas drogas fossem testadas para saber se realmente contém o que você espera usar?" Pode parecer loucura para alguns - ou bom demais para ser verdade, para os outros - mas isso é realidade no mundo todo. Isso é legal e em alguns países eles operam com a benção (e às vezes até o financiamento) do governo local.

Emanuel Sferios é o fundador de uma organização de defesa de direitos chamada DanceSafe. Nessa entrevista, Emanuel compartilha a história por trás das origens do DanceSafe e explica por que os serviços de redução de danos são tão importantes para levar responsabilidade e conversas reais aos ambientes onde drogas recreativas estão sendo usadas. Num tempo em que o MDMA que alguém recebe pode ser na verdade substâncisas muito mais perigosas conhecidas como “sais de banho”, organizações como o DanceSafe estão literalmente salvando vidas. Hoje, falamos com Emanuel sobre por que ele fundou a DanseSafe, por que ele prevê grandes mudanças na política de drogas, e como a proibição cria uma situação perigosa para as pessoas que optam por usar o drogas.

////////

Obrigado por falar conosco, Emanuel. Você pode nos contar sobre o que te levou a criar o DanceSafe?

Comecei o DanceSafe em 1998 depois que um amigo me deu alguns comprimidos de ecstasy. Eu nunca tinha usado MDMA há mais de uma década mas aprendi muito sobre drogas durante esse tempo. Eu aprendi que o mercado estava altamente adulterado e que as pessoas estavam morrendo depois de consumir comprimidos falsos contendo Parametoxianfetamina (PMA). Eu também aprendi que o governo holandês estava financiando programas de teste de drogas para usuários onde eles montariam estandes nas raves e testariam comprimidos de ecstasy usando um reagente químico para ajudar os usuários a evitar as pílulas falsas e mais perigosas. Essencialmente, eu disse a mim mesmo: "Vou fazer isso aqui".

Eu nunca tinha ido a uma rave antes de começar a DanceSafe, e verdade seja dita, eu não percebi o quanto abuso de drogas estava realmente acontecendo dentro da comunidade de música eletrônica. Eu praticamente presumi que o único problema era comprimidos de ecstasy falsos e adulteradas. O primeiro momento real de aprendizado que eu tive foi observar uma jovem mulher - claramente sob efeito de alguma coisa - andar por uma festa com uma pequena garrafa de pó branco e uma pequena colher oferecendo "doses de K" para todos ao seu redor. Eu vi adolescentes se inclinando e sugando um pó misterioso de uma colher de um estranho, e foi naquele momento que percebi que o DanceSafe precisava se tornar algo maior. Então comecei a pesquisar e desenhar um programa de educação entre pares com o objetivo de treinar jovens para serem conselheiros de redução de danos, ou educadores dentro de suas comunidades. A ideia era fornecer informações não-críticas e mais seguras sobre o uso de drogas, ou como eu as descrevi algumas vezes ... para criar um medicamento responsável usando a cultura. Claro, a cultura era e é muito mais do que drogas psicodélicas, e o DanceSafe rapidamente se tornou saúde e segurança em todos os aspectos, incluindo sexo seguro, proteção auditiva, chegar em casa com segurança, consentimento e questões femininas. Em seis meses, expandimos de uma central em Oakland para 25 centrais nos EUA e no Canadá.

Que tipo de impacto você viu na DanceSafe na cultura de festivais de música e raves?

Eu acho que o DanceSafe teve um tremendo impacto na cultura, e estou muito orgulhoso de todos os voluntários e funcionários que mantiveram a organização viva por todos esses anos. O DanceSafe foi a segunda entidade no mundo - depois do governo holandês - a fornecer serviços de testagem de drogas, e agora esses serviços são oferecidos em todos os países industrializados do mundo, muitos deles com o apoio e financiamento de seus respectivos governos. Os departamentos de mídia e saúde pública também dão muito mais apoio à redução de danos hoje do que no final dos anos 90. Muito disso é porque os mesmos jovens que estavam chapando e utilizando os serviços da DanceSafe agora estão em posições de poder dentro da mídia e da saúde pública. Então a cultura está mudando. Pode parecer lento para muitas pessoas, mas se você observar as mudanças recentes na questão da maconha por exemplo, poderá ver como as coisas podem mudar rapidamente. Eu prevejo grandes mudanças na política de drogas a cada ano.

Ao mesmo tempo, devo comparar essas mudanças positivas com o impacto que a proibição continua a ter nos mercados. Apesar do progresso cultural, a situação hoje é muito mais perigosa do que quando eu comecei o DanceSafe, e isso é em grande parte resultado do influxo de catinonas no mercado do MDMA. A classe das catinona (também conhecidas como “sais de banho”) está disfarçada de MDMA e muda a cultura de formas negativas. Os padrões de uso em torno desses novos estimulantes parecem mais com cocaína do que com um psicodélico. A pior parte disso é que a maioria das pessoas não sabe que não está tomando MDMA. Para eles, tudo é apenas “bala”. A proibição ainda está criando uma situação muito perigosa.

Alguns festivais como o Boom, em Portugal, chegam ao ponto de oferecer testes de drogas no local, para que o público possa ter certeza de quais substâncias estão tomando. Você acha que isso é algo que deveria ser adotado em festivais de música em todo o mundo e, em caso afirmativo, por quê?

Claro! É fácil fazer o teste da pílula em Portugal porque descriminalizaram o porte de drogas e não há risco de prisão. A descriminalização é um grande primeiro passo em direção ao objetivo mais importante de redução de danos da legalização e regulamentação. A legalização é, de fato, uma meta de redução de danos, talvez ainda mais do que uma meta de direitos civis, porque a proibição é, na verdade, a abdicação do controle de drogas. Eles simplesmente passam a fabricação e distribuição de drogas para os criminosos, o que cria um mercado adulterado onde os usuários não têm ideia do que estão tomando nem de quão forte ele é. A descriminalização, pelo menos, permite testar serviços como o fazem em Portugal, de modo que algumas pessoas pudessem identificar até mesmo a dosagem e a pureza de suas drogas usando equipamentos avançados O teste também poderia ser implementado sem ampla descriminalização. A polícia e a saúde pública poderiam concordar com as estações de anistia onde os usuários poderiam testar suas drogas. Essas estações podem existir dentro de festivais, fora ou ambos. Também poderia haver centros de testes de drogas em clínicas de saúde nas principais cidades, onde os usuários poderiam levar suas drogas para testes mesmo sem precisar ir num festival pra isso.

Você defendeu abordagens de redução de danos na política de drogas para legisladores e forças policiais. Quão abertos eles estão para esta mensagem, e aos seus olhos, o que precisa acontecer para que a maré comece realmente a mudar na política de drogas em nível mundial?

Eu adoro o modelo de abrir centros de testes em clínicas de saúde porque evita envolver promotores de festivais que têm medo de adotar serviços de redução de danos por causa da lei, verdade seja dita, descobri que é mais fácil convencer policiais e autoridades municipais sobre os serviços de redução de danos. Os promotores temem que as autoridades federais os acusem de encorajar o uso de drogas, mas as autoridades municipais têm frequentemente ido contra a legislação federal regressiva para implementar políticas que protejam melhor seus cidadãos. Dê uma olhada na reforma da maconha. Tudo isso começou no nível local e estadual. Lembro-me de anos atrás quando Berkeley aprovou um decreto-lei colocando a imposição da maconha no menor nível de prioridade. Da mesma forma, eu moro em um condado de cultivo de maconha na Califórnia, onde autoridades locais toleraram o setor muito antes de as autoridades federais começarem a fazê-lo. Os intercâmbios de agulhas também começaram em nível local, ganhando apoio da polícia local e autoridades municipais. Os federais tiveram que aceitar isso. Assim, podemos fazer mudanças em um nível local, e isso pode eventualmente mudar a política federal. Eu chamo de abordagem “trickle up”, e funciona. É preciso coragem e honestidade.

Fonte: https://psychedelictimes.com/2016/01/08/dancesafe-founder-emanuel-sferios-discusses-harm-reduction-festival-drug-testing/

Site Dance Safe: https://dancesafe.org/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que entrevista foda! :classic_love: 

Estive no Psy-fi em 2010 e no boom em 2018 e é surreal o trabalho de redução de danos que eu vi lá fora. Tanto com a dancesafe, o theloop, a kosmic care do boom e dezenas de outros coletivos que lá atuam nos festivais. Nos países mais libertários (odeio o termo liberal ?)  como na Holanda e Portugal, há uma participação direta do governo nas ações destes coletivos o que facilita muitoooo o trabalho deles, favorece os investimentos e a expansão dessas ações cada vez maiores e mais completas. A testagem, a quantidade de material informativo impresso, os kits de redução de danos que são dados de brinde, são todos uma soma incrível, mas são só a pontinha do iceberg; há equipes de psicólogos, terapeutas holísticos, paramédicos  trabalhando todos juntos para cuidar do bem estar das pessoas que estão passando por situações difíceis no festival.  Espaços muito bem organizados de repouso e observação são montados. Os seguranças e a polícia são devidamente treinados para lidar com qualquer pessoa que esteja passando mal e imediatamente encaminham amigavelmente e prestativamente à ambulâncias ou para a área de redução de danos. 

Aqui no Brasil a realidade dos coletivos de redução de danos no contexto de festas é bem diferente. A visão de grande maioria de produtores de eventos só querem lucrar o máximo possível no menor tempo e oferecendo o mínimo do mínimo, muitas das vezes nem isso. Uma impessoalidade e falta de respeito terrível com o público, não condizente com o que o movimento trance prega e se baseia desde a sua origem. Não há nada de errado fazerem um evento para lucrar, afinal os custos são astronômicos, a crítica não é essa, o errado é lucrar sem levar em consideração o básico: estão lidando com seres humanos os quais tem necessidades pessoais,  realidades e experiências de vida diferentes,  mas que estão todos ali para se divertirem, se sentirem bem, voltarem para suas casas mais felizes, com novas perspectivas de si e da realidade que os cerca. A maioria dos produtores prefere sempre gastar o mínimo possível com o festival, gastar no sempre mesmo line batido ou comercial  ou que enche a casa,  privando os investimentos em todo o resto, péssima alimentação, limpeza e infraestrutura  de banheiros subhumana, água potável paga e caríssima... Se nem o básico de necessidade humana eles estão preocupados imaginem se investir no trabalho de um coletivo de redução de danos eles estariam preocupados, não é mesmo? 

Outra coisa que ferra o Brasil é uma tríade muito podre que somava  o proibicionismo histórico e o fanatismo religioso e, agora para completar, ganhou força com  o conservadorismo institucional. O trabalho dos redutores de danos é extremamente difícil pois trafega numa zona mista que vez ou outra pode passar por sérios apuros com agentes da lei mal intencionados, algo muitoooo comum de encontrar no Brasil, principalmente contra a cena eletrônica. 

Resumidamente, no Brasil, ninguém ajuda, ninguém investe grana e ainda se puderem descem a lenha nos coletivos de redução.  É um trabalho de heróis aqui. Não estou exagerando, os fatos estão aí na mesa para quem quiser tirar suas próprias conclusões do que é a realidade por trás do trampo destas pessoas no Brasil. Por isso galera, na boa, levantem a bunda do sofá, enfiem a mão no bolso, doem recursos, doem GRANA, doem seu tempo, doem seu trabalho, para as iniciativas de redução de danos como o PREPARTY ou qualquer outra que você puder ajudar. Não fiquemos só olhando, admirando e usufruindo deste trabalho dificílimo, todo mundo tem que chegar junto com tudo que temos a oferecer ou corremos o sério risco destes coletivos irem morrendo um a um. A revolução palpável se dá nas nossas atitudes e não nas nossas palavras ou nosso amor platônico. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Estatísticas dos Fóruns

1.765
    Tópicos
    15.121

9.481
    Membros
    149
    Recorde Online