preparty

ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO MILITAR QUE FEZ TERAPIA COM MDMA APÓS VOLTAR DA GUERRA

1 post neste tópico

ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO MILITAR QUE FEZ TERAPIA COM MDMA APÓS VOLTAR DA GUERRA.jpg

O assunto desta entrevista é um psicólogo militar anônimo e veterano de guerra no Afeganistão. Além de seu papel como psicólogo que ajuda soldados, muitos dos quais têm transtorno de estresse pós-traumático, ele mesmo lidou por anos de TEPT grave e ideação suicida depois de voltar do Afeganistão. Quando surgiu a oportunidade de participar dos ensaios clínicos da Fase 2 da MAPS sobre psicoterapia assistida por MDMA, ele passou pelo estudo e estava entre os 76% de indivíduos que estavam completamente curados de seu TEPT. Nesta entrevista, discutiremos como o trauma afetou sua vida, o incrível sucesso do tratamento com MDMA, e como é importante levar essa terapia para aqueles que estão à beira do colapso e do suicídio.

Você pode começar nos contando um pouco sobre você?

Eu sou um psicólogo nas forças armadas. Anteriormente, fui alistado e enviado ao Afeganistão, e agora trabalho em tempo integral com minhas tropas, a maioria das quais está chegando com sintomas relacionados ao TEPT. Atualmente, o que é considerado o padrão ouro para o TEPT é chamado de terapia prolongada de exposição ao PE ou processamento cognitivo. Ambos têm uma taxa de abandono muito alta e, embora reduzam os sintomas, eles não curam. Os sintomas do TEPT também parecem voltar sob estresse, o que é muito desmoralizante para muitas de nossas tropas. Com a psicoterapia assistida por MDMA, o que eu descobri é que não parece reduzir os sintomas, parece eliminar a maioria deles. E eles não voltam. Isso tem sido um divisor de águas para mim, então fico feliz em falar. Eu acho que vai ser um divisor de águas para o TEPT e prevenção de suicídio nas forças armadas, e é meio doloroso que eu não possa oferecer aos meus pacientes agora.

Você pode falar sobre sua própria experiência em lidar com o TEPT e os testes da MAPS que você conseguiu fazer?

Minha primeira vez de volta do Afeganistão eu estava inicialmente muito feliz porque eu não tinha pensado que voltaria vivo ou teria todas as partes do meu corpo. Então quando eu fiz, eu celebrei o primeiro ano. Mas mesmo assim eu notei certas coisas, como se eu fosse procurar por atiradores de elite o tempo todo. Esses sintomas pioraram com o tempo, a ponto de eu não poder sair em público, apenas ir ao trabalho, ir à academia e depois ir direto para casa.

Todos os meus amigos começaram a perceber que eu estava recusando tudo, fiquei muito irritado o tempo todo e comecei a beber muito mais. Eu não tenho certeza de como consegui me manter no exército, basicamente era tudo o que eu podia fazer, mas meu trabalho ajudou porque eu poderia me concentrar apenas em meus pacientes com TEPT e ignorar meus próprios problemas.

Eu estava trabalhando o tempo todo ou bebendo, isso é tudo que fiz por anos até que o MAPS apareceu. Entrei no programa deles e foi uma mudança completa. Desde a primeira sessão de tratamento [os testes envolvem 3 sessões separadas de psicoterapia assistida por MDMA durante 3 meses], todos os pensamentos de suicídio desapareceram.

Um dos problemas com o tratamento do TEPT é que a negação é um dos sintomas, por isso as pessoas abandonam o tratamento tradicional com muita frequência. É tão difícil para eles lidar com o trauma que eles não conseguem lidar com isso, mas o MDMA parece reduzir a atividade na amígdala para que eles possam pensar sobre o trauma sem ficarem sobrecarregados com isso.

Então, para mim, na primeira sessão de tratamento, pude pensar sobre o que aconteceu de uma maneira lógica, sem me sentir sobrecarregado e desligado. E quando eu fiz isso, eu pude perceber “Uau, eu vejo agora que meus amigos teriam morrido não importando o que eu fizesse”, o que realmente foi um alívio. Quando percebi que não era culpa minha, muita culpa foi embora.

A terceira sessão de medicação eu pude me concentrar na minha experiência de trabalhar com vítimas de tortura no Afeganistão, e apenas a sensação de horror relacionado a isso. Depois disso, não tive mais nenhum sintoma de transtorno do estresse pós-traumático, a não ser hipervigilância ocasional, mas, na minha opinião, isso é apenas uma percepção situacional. Em uma escala de 1 a 10, onde 10 seria hipervigilante, eu era como um 13 o tempo todo antes do tratamento. Mas agora, se eu tiver alguma hipervigilância, é como um 2 ou 3 na mesma escala. Sou capaz de reconhecer e dizer "Ok, provavelmente é bom estar mais atento a esta situação", por isso não preciso mais ficar assustado ou ficar estressado.

Desde então, eu apreciei uma perspectiva diferente da vida e, claro, sem pensamentos de suicídio. Isso é simplesmente incrível, porque antes de entrar no estudo, decidi me matar assim que meus pais morressem. Eu tive esses pensamentos diariamente por anos. Todos que conheço e que passaram pelo tratamento tiveram a mesma experiência, todos tiveram pensamentos de suicídio.

Estou muito animado com isso em parte porque eu trabalho principalmente com a prevenção do suicídio nas forças armadas, e isso vai mudar o jogo. O MDMA tornou possível endereçar o que aconteceu de uma forma que nada mais havia feito, e foi gentil, eu não estava sobrecarregado com isso, eu não senti que tinha que desligar. Os terapeutas da MAPS eram incríveis; eles não me pressionaram, mas eles me deram permissão para "ir lá" e lidar com isso. Essa foi a minha experiência.

Uau, isso é poderoso e eu estou tão feliz que você foi capaz de encontrar essa cura, e que você ainda está conosco.

Isso tem mudado a vida. O tempo desde o tratamento foi o mais feliz da minha vida. Mesmo antes do Afeganistão. Eu nunca estive tão feliz, tão livre de preocupações, e não uso drogas desde o tratamento. Houve uma grande redução no uso de álcool, comecei a me exercitar mais e descobri que não gosto de quem eu sou, mas amo quem eu sou. E se eu me amo, eu deveria cuidar melhor de mim mesmo. É um sentimento de amor e aceitação por mim mesmo que nunca tive antes. Toda a minha vida mudou e todos perceberam isso. Meus amigos e familiares perguntaram: “O que aconteceu com você? Você costumava ser tão infeliz e com raiva o tempo todo e agora você é feliz e ri o tempo todo.”

É frustrante como um provedor de saúde mental militar, tem um pessoal em meu escritório que foram para o Afeganistão e Iraque que estão lutando, irritados, com raiva, seus casamentos estão quebrados, eles estão pensando em suicídio, e eu sei de algo que funciona. Mas eu não posso oferecer isso para minhas tropas. Eles estão sofrendo e lutando e é muito difícil porque eu sei o que eles estão passando, porque eu já estive lá.

Quando voltei do Afeganistão, ainda estava, todos os dias durante anos, no Afeganistão. Eu ainda estava procurando ameaças, ainda hipervigilante e constantemente. Lembro-me, durante meu primeiro tratamento, pensando comigo mesmo: "Acho que posso deixar o Afeganistão no passado agora", e agora acordo e estou em casa. Eu não estou mais no Afeganistão, a guerra não faz parte da minha vida, é no passado e eu posso deixar isso no passado ... e isso é algo que eu não poderia fazer há anos.

Para a terapia de processamento cognitivo, um dos tratamentos atuais, eles procuram o que chamam de pontos presos - o que está mantendo as pessoas mentalmente presas na guerra, onde elas não são capazes de colocá-las no passado e seguir em frente. Com a terapia com MDMA, eu pude me concentrar naqueles pontos presos, e sob a medicação eu pude dizer: “Eu não estou mais no Afeganistão, estou em casa”. E é realmente uma incrível quantidade de liberdade, perceber que a guerra está no passado e você não precisa mais viver nela.

Como você gostaria de ver esse tratamento adotado pelos militares? Seria apenas para as pessoas dispensadas ou para os membros do serviço ativo também?

Uma coisa a esclarecer: os militares na verdade não dispensam as tropas que têm TEPT. Você pode estar no exército e ter uma condição de saúde mental diagnosticada, desde que não prejudique a sua capacidade de implantar e funcionar na implantação militar. Eu tenho algumas tropas que têm um diagnóstico e permaneceram no exército, e elas são boas em seus empregos.

Isso pode surpreendê-lo, mas muitas tropas com TEPT de combate realmente querem voltar. Eles se voluntariam para voltar ao Iraque ou ao Afeganistão, em parte porque, quando você está implantado, tudo faz mais sentido. Por exemplo, se você é agressivo e rápido para reagir com violência no Afeganistão, eles lhe dão medalhas por isso. Mas quando você chega em casa para os Estados Unidos, se você é agressivo e reage com violência, eles o colocam na cadeia. Ser implantado, na verdade, faz mais sentido nesse caso, porque nesse papel tendemos a ser propensos à agressão e a agir preventivamente com base em preocupações com ameaças.

Uma das coisas sobre PTSD é a crença constante "Eu não estou seguro, eu preciso ser capaz de me proteger em todos os momentos" e por isso estamos constantemente a varredura de multidões e arredores para possíveis sinais de perigo ou ameaça. A psicoterapia assistida por MDMA pode ser uma opção nas forças armadas, porque o protocolo que a MAPS está usando é de apenas 90 dias, e eles estão obtendo resultados surpreendentes. Poderíamos fazer isso nas forças armadas - nós apenas impedimos que você seja implantado por 90 dias enquanto o tratamos, então é bem provável que eles gostariam de vê-lo 90 dias depois disso para ver que você está estável. Então, estamos falando de um total de 6 meses. Isso seria factível sob o sistema atual - você poderia receber tratamento, melhorar e ficar em casa.

Esta terapia pode poupar muito dinheiro aos militares em termos da necessidade de recrutar novas pessoas, porque quando treinamos pessoas, particularmente para certos trabalhos como forças especiais, você gasta muito dinheiro. Com algumas posições de operações especiais, são necessários meio milhão de dólares para recrutar e treinar alguém, então se eles forem demitidos ou deixarem o serviço por causa do TEPT, é o dinheiro que investimos em um soldado que não podemos recuperar. Nós temos que recrutar e treinar outra pessoa com um custo de meio milhão de dólares, então isso é algo que poderia salvar as carreiras de nossas tropas, e economizar muito dinheiro para os contribuintes, enquanto aumenta a prontidão militar. Isso é algo que eu estou realmente animado com uma perspectiva de prontidão, assim como fazer a coisa certa para as nossas tropas e conseguir um tratamento que funcione.

Isso também é algo que estou convencido de que restauraria muitas das nossas tropas para serem implantáveis e qualificadas em todo o mundo. Atualmente, a recomendação de medicação para TEPT é a Sertralina, que é um ISRS. É bem tolerado e relativamente eficaz, com poucos efeitos colaterais, mas o problema é que você não pode implantar em determinados locais sem que eles analisem de perto seu registro. Se você está usando Sertralina e vai pra África, por exemplo, não temos uma infraestrutura médica como a que temos no Oriente Médio. Mesmo que você tenha um suprimento de medicamentos por meses, digamos que você tenha acabado ou perdido - nós não sabemos se você vai permanecer estável se parar de usá-lo. A terapia com MDMA pode mudar o jogo porque sabemos que você é estável e não depende de um medicamento que está tomando indefinidamente. Acho que isso tornaria as coisas mais fáceis do ponto de vista da prontidão militar e da implantação, porque não precisamos tirar a medicação e ver se você está estável.

Pontos interessantes. Você acha que depois de passar por esse tipo de tratamento, os soldados poderiam relutar em voltar a usar, ou talvez estar menos inclinados à violência?

Eu sei que depois que eu voltei do Afeganistão e antes do meu tratamento, eu não matei nada por anos. Eu não pesquei, eu não caço, eu nem matei insetos. Muitas vezes as pessoas voltam da guerra com uma reverência renovada e respeito pela vida porque veem com que rapidez e facilidade isso pode ser extinguido.

Eu definitivamente poderia ver como estar sob a influência do MDMA parece promover um senso de unidade e conexão com os outros, assim como com todos os seres - animais, a terra, a conexão de toda a vida. Eu pude ver como o MDMA poderia influenciar as pessoas nessa direção, mas, ao mesmo tempo, eu praticamente me tornei anti-guerra depois que voltei do Afeganistão, mas permaneci no exército. Minha racionalização é que eu sou um médico, e os médicos vão tratar qualquer um, sejam eles nossos soldados, ou o Taleban, as tropas do ANA (Exército Nacional do Afeganistão), e assim por diante. Então, estou racionalizando a permanência porque estou aqui para ajudar as pessoas. Muitos de nossos militares racionalizam que a própria guerra é má, matar é mau, mas fazê-lo para servir seu país é um sacrifício necessário que alguém tem que fazer.

Eu recentemente encontrei dois soldados diferentes vindo através do meu escritório, e ambos tinham mais de 10 anos de serviço. Normalmente, se você tem mais de 10 anos, você quer ficar até os 20 anos, então você pode se aposentar com um cheque. Ambos disseram que estavam prontos e estavam saindo - eles não acreditavam mais na guerra, não acreditavam em matar. Um deles disse: “Se meu país fosse atacado, eu iria para a guerra, mas essa guerra não é uma guerra moral; não há razão para isso. O outro se tornara muito pacifista e achava que a guerra era ilegítima em qualquer circunstância. Nenhum deles tinha usado o MDMA ou qualquer outra coisa, mas a experiência de guerra os levara a essa conclusão.

Então eu pude ver como as drogas nesta classe poderiam influenciar as pessoas nessa direção, mas eu acho que a maioria de nossos militares já racionalizou seu papel e como às vezes inclui violência, e as pessoas que estão relutantes em continuar estão chegando a esse ponto. A conclusão por conta própria sem MDMA.

Isso é fascinante. Eu me pergunto se um soldado recebe TEPT e é tratado com MDMA, é bom que eles tenham mais reverência pela vida, ou isso poderia atrapalhar as necessidades operacionais de seguir ordens? Parece que você não pode ter todo mundo tentando fazer um julgamento moral o tempo todo, você só tem que seguir o que seus superiores estão dizendo.

O juramento que fazemos é obedecer a todas as ordens legais e parte do nosso treinamento é obedecer instantaneamente a essas ordens, a menos que você não acredite que elas sejam lícitas. Você está certo - eu passei por um período de dois anos em que me perguntei se poderia ficar no exército por causa das minhas preocupações sobre a moralidade da morte. Depois que eu voltei do Afeganistão, eu não estava mais alistado ou em armas de combate, eu estava em medicina, então eu estava realmente ajudando pessoas. Então foi assim que eu fui capaz de racionalizá-lo.

Eu encontrei um soldado alguns meses atrás que foi capaz de racionalizá-lo porque ele estava na área de comunicação. Ele não estava mais em posição de matar, então ele poderia continuar. Muitas vezes, quando as pessoas não se sentem mais confortáveis em fazer um trabalho, elas simplesmente transferem e se reintegram em um trabalho diferente. Então, isso poderia ser uma opção para algumas pessoas se isso acontecesse. Acho que seria uma pequena porcentagem de pessoas, mas posso estar errado - porque você está certo, isso realmente lhe dá uma perspectiva renovada da vida e do ato de matar. Até você aparecer, eu realmente não pensava nisso. Essa seria uma questão de pesquisa interessante.

Eu me pergunto o que o alto escalão pensa sobre esse assunto.

Acho que nossa primeira responsabilidade ética é tratar nossos membros feridos, porque os colocamos em perigo. Nossa primeira obrigação deve sempre ser fazer o que é certo para nossas tropas. E então, se isso se tornasse um problema, eles não mais se sentiriam bem com a violência e não poderiam servir nas forças armadas, então você sabe o que? Eles serviram honradamente, eles foram para baixo, eles fizeram o que pedimos para eles fazerem e se machucaram, nós os tratamos, e agora nós vamos liberá-los em um bom estado de volta ao mundo civil, em vez de em um estado danificado onde eles poderia ser um passivo para os outros. Quando prejudicamos as pessoas, temos a obrigação moral de restaurá-las antes que elas entrem na sociedade, da maneira que for possível. É assim que fazemos as nossas tropas.

Eu concordo completamente. Esta é uma questão moral vasta, mas a única coisa que eu sinto é sólida é que esses soldados merecem ajuda. E eu também estou curioso, daqueles que relutam em voltar ao Afeganistão especificamente, quantos ainda estariam dispostos a proteger o país em uma guerra que fosse mais compreensível e não moralmente vaga.

Eu acho que há uma diferença quando seu país foi atacado ou ameaçado contra uma guerra preventiva. Uma guerra preventiva, por definição, viola a doutrina cristã da teoria da guerra justa, que é amplamente ensinada nas forças armadas como uma perspectiva moral. Quando é tomada uma ação militar que não parece autodefesa, acho que no futuro você provavelmente verá mais pessoas questionando, porque isso aconteceu com muita frequência.

Nós estamos quase continuamente em guerra por décadas, e nós só fomos atacados uma vez. Eu costumava pensar que os EUA eram um país pacífico, mas acho que agora somos muito militaristas e violentos. É difícil argumentar que somos um país pacífico quando estamos sempre atacando países que nunca nos atacaram. Eu pude ver como o uso mais amplo de medicamentos como o MDMA ou outros semelhantes poderia aumentar o respeito pela vida e a consciência do valor da vida, e fazer com que alguns questionassem o uso da força militar em todo o mundo.

Certo, e talvez seja uma coisa boa. É claro que tem que haver um equilíbrio - não podemos simplesmente desistir de toda a segurança e prontidão, porque então alguém nos exploraria. Mas na minha opinião, se buscarmos um mundo pacífico e quisermos manter a legitimidade em casa e no exterior, deveríamos ser mais criteriosos e relutantes em usar a força a menos que seja absolutamente necessário.

Hoje ainda acredito que a guerra às vezes é necessária. Eu não gosto de guerra, eu odeio a guerra, mas às vezes é necessário. Acho que é possível que tenhamos sido rápidos demais para usar os militares e ir para a guerra.

Certo, e como você estava dizendo, muitas pessoas já estão tendo essas segundas dúvidas, então os militares têm que lidar com essa questão se o MDMA se tornar legal ou não. E essa terapia pode acelerar um pouco esse processo.

Para algumas pessoas, talvez. Por mais poderosa que seja a experiência do MDMA, as realidades da guerra e do assassinato já forçam as pessoas a enfrentar essa questão moral, por isso duvido que isso seja perturbador.

Você acha que, uma vez legalizada a terapia com MDMA, os militares a adotarão instantaneamente? Haverá um tempo de atraso?

Eu não acho que haverá muita espera, porque resolve muitos problemas. Uma das coisas sobre os militares é que muitas pessoas não denunciam e não procuram tratamento de saúde mental porque têm medo de serem expulsas. Mas se eles souberem que podem receber tratamento e melhorar e permanecer em seus empregos, eles estarão mais propensos a procurar ajuda. E para aqueles que estão saindo, podemos obter a ajuda de que precisam para que possam reentrar na sociedade sem uma condição debilitante. Com MDMA, não estamos tratando os sintomas ou contando com uma prescrição em curso, estamos realmente tratando o trauma em si e isso é uma das coisas mais notáveis sobre este medicamento.

Fontes:

https://psychedelictimes.com/2019/04/16/i-think-i-can-leave-afghanistan-in-the-past-interview-with-a-military-psychologist-about-mdma-therapy/

https://psychedelictimes.com/2019/04/23/war-morality-and-mdma-a-conversation-with-an-anonymous-military-psychologist/

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora