Ir para conteúdo
preparty

O hype do CBD - oportunismo ou ciência (ou os dois)?

Posts Recomendados

67.jpg

Ótima análise do The Guardian sobre o hype dos produtos com CBD

No mês passado, Lisa Jenkins foi passear sozinha no parque local por uma hora. Era a primeira vez que fazia isso sem ajuda em 13 meses. Jenkins foi diagnosticado com paralisia cerebral aos três anos de idade. Agora com 46 anos, ela luta com vertigem e tontura, além de espasmos musculares e mobilidade reduzida. Uma garantia conseguida pelo governo garante que ela pode pegar um táxi para ir e voltar do trabalho sem pagar nada, mas nos últimos três meses ela não precisou de um. A diferença? Gotas de óleo com CBD sob a língua todas as manhãs.

"Estou usando um óleo de com 5% de CBD há seis meses", diz ela. “Eu tomei Duloxetine [um medicamento antidepressivo também usado para tratar dores nos nervos], o que foi inicialmente útil, mas meus episódios de congelamento muscular voltaram e eu parei de tomar. Também me receitaram Valium, mas você não pode tomar isso durante todos os dias.” Uma amiga sugeriu que ela experimentasse o derivado legal da maconha. Desde então, ela toma todas as manhãs antes do trabalho, usando mais durante o dia, se seus músculos ficam tensos. "Uma hora depois de tomar as três primeiras gotas, meus músculos relaxam", diz ela. “O estresse na minha cabeça se acalma. ”

Jenkins é uma das estimadas 1,3 milhão de consumidores britânicos que gastam um total de 300 milhões de euros por ano em produtos de cannabidiol (CBD). O óleo contém um dos produtos químicos não psicoativos encontrados na planta do cânhamo - e não o THC (tetra-hidrocanabinol) que altera a mente, que deixa você chapado - e está nas prateleiras de lojas especializadas em alimentos saudáveis e em "dispensários" de cânhamo desde 1998. Faz 21 anos que o governo britânico emitiu uma licença para que um extrato de cannabis fosse desenvolvido para uso em ensaios clínicos.

Mas, nos últimos anos, ele saltou para o mainstream, adquirindo a onipresença da vitamina C e o status social de algo muito mais sexy. Mais comumente consumido como um óleo derramado sob a língua, o CBD também está disponível como doces gomosos, cápsulas, pomadas corporais e e-líquidos para vape. Uma corrida ao ouro no CBD levou a uma explosão de produtos infundidos, desde refrigerantes, chás, café, sorvetes, creme dental e xampu. Você pode obter supositórios vaginais contendo CBD que, segundo se diz, ajudam na dor; desodorizantes com infusão de CBD e lubrificante sexual (promovem relaxamento e aumentam o fluxo sanguíneo); até hummus de CBD.

Para os evangelistas do CBD, parece que não há nenhum problema de saúde que não possa ajudar - desde dor crônica, depressão, ansiedade e problemas de pele até insônia. Muitos relatam que o CBD melhora a concentração, a memória e o humor geral, além de reduzir os níveis de estresse. Mas os produtos não podem legalmente fazer tais reivindicações; no Reino Unido, o CBD pode ser vendido e anunciado apenas como um suplemento alimentar genérico. "Nunca usamos terminologia médica", diz Johan Obel, diretor da popular loja online de CBD, a Drug Store, diante de uma enorme obra de arte com moldura dourada de uma célula nervosa em sua loja no centro de Londres. “Se as pessoas pedirem conselhos sobre um assunto específico, pedimos que façam suas próprias pesquisas.” (Ele acrescenta que o lubrificante sexual é “de longe um dos nossos best-sellers”).

O boom de produtos com infusão de CBD nas ruas é uma reminiscência de modismos de vida curta dos últimos anos, como nossa breve fixação com sementes de chia, açafrão ou spirulina. Só que o CBD não parece estar indo a lugar algum. Em uma recente caminhada por Londres, visitei um café servindo café com leite de camomila e CBD, passei por um estúdio de ioga que anuncia aulas de CBD e um bar que serve coquetéis com infusão de CBD. A sigla CBD, com sua sugestão de algo ilícito, é uma chamada para consumidores ansiosos que precisam de algo que eles não conseguem identificar.

“Na maioria dos anos, há um produto de ouro - uma 'vaca sagrada, você pode acreditar em quanto disso estamos vendendo?' ", diz Al Overton, diretor de compras da Planet Organic. “Houve o ano da quinoa, o ano do mel manuka, o ano do goji berry. Agora é CBD. Temos vendido produtos de CBD em nossa seção de suplementos há pouco mais de dois anos, e esse foi o nosso produto que mais cresceu nesse período. A maioria dos clientes interessados é do sexo feminino - especialmente aqueles que acham que os produtos farmacêuticos convencionais não estão trabalhando para eles. Ele acha que é muito cedo para dizer o quanto de um acessório“ com infusão de alimentos e bebidas se tornará. "Vemos óleos e cápsulas como uma tendência sofisticada e duradoura, mas ainda é cedo com os 'comestíveis'".

"Eu uso óleo de CBD há dois anos, se as finanças permitirem. É caro: uma garrafa de 1.000 mg (10%) de óleo CBD da Love Hemp, que custa 49,99 libras, dura três semanas em média. Comecei porque queria algo para ajudar com a dor do período incapacitante e os sintomas associados, incluindo ansiedade. Eu amo o gosto; uma explosão herbácea amarga, como uma junta mergulhada em forte azeite extra-virgem. Mais importante, quando tomo CBD regularmente, percebo que, quando chega a temida semana de cólicas e caos intestinal, minha percepção da dor muda; Estou ciente das sensações e suas causas, mas sou menos agitado por elas. Parece que a mensagem da dor está sendo transmitida em um idioma diferente. Mas a ciência me apóia?"

Entre 2002 e 2012, foram publicados nove estudos sobre o uso do CBD no tratamento da dor. Em 2017, havia 30. Quase todos mostraram benefícios em potencial. No entanto, com seu pequeno número de participantes e o fato de esses participantes serem principalmente ratos, é difícil fazer afirmações confiáveis sobre a resposta humana. "Poucas reivindicações sobre os efeitos do CBD foram ou estão sendo testadas", diz Sagnik Bhattacharyya, da unidade de psiquiatria, psicologia e neurociência do King's College London (KCL). Os cientistas têm investigado se grandes doses de CBD poderiam ajudar a tratar problemas graves de saúde mental . "Realizamos alguns estudos em que mostramos que uma dose única de 600mg de canabidiol pode normalizar a função cerebral em regiões-chave que sabemos serem anormais em pessoas com psicose", diz ele. A KCL agora tem financiamento para realizar um estudo em larga escala para testar se o CBD pode ser útil no tratamento de jovens com alto risco de desenvolver psicose. Se for bem-sucedido, seu novo estudo fornecerá "prova definitiva" da eficácia do CBD como tratamento antipsicótico e abrirá o caminho para o uso clínico.

Enquanto isso, o hospital Great Ormond Street (GOSH) publicou uma pesquisa mostrando que o CBD tem potencial como tratamento para epilepsia, principalmente para crianças com a forma grave e resistente a medicamentos conhecida como síndrome de Dravet. O estudo mostrou que o CBD reduziu as convulsões em quase 40% para as 120 crianças que participaram do estudo. A professora Helen Cross, consultora em neurologia pediátrica do GOSH, disse: “Os resultados deste estudo são significativos e nos fornecem evidências firmes da eficácia do canabidiol. Este medicamento pode fazer uma diferença considerável nas crianças que vivem com a síndrome de Dravet e sofrem convulsões debilitantes. ”

O CBD também demonstrou ser útil para diminuir a miríade de sintomas de ansiedade. Em 2011, cientistas do Brasil realizaram um teste com pessoas com transtorno de ansiedade social . Os participantes foram divididos em dois grupos; um recebeu uma dose única de 600 mg de CBD, o outro um placebo. Todos os sujeitos concluíram um teste simulado de falar em público, que envolveu a escolha de um tópico de uma lista pré-selecionada na qual o discurso seria dirigido a uma câmera de televisão como se estivesse dirigindo-se a um grande público. Aqueles que receberam a dose de CBD antes da tarefa experimentaram níveis de ansiedade consideravelmente reduzidos em comparação com o grupo placebo. Evidências preliminares de outro estudo, concluído este ano por cientistas da Universidade do Colorado, também sugerem que o CBD pode ser útil para quem luta contra distúrbios do sono relacionados à ansiedade .

No entanto, atualmente existem poucas evidências robustas para apoiar as afirmações que os usuários do CBD fazem dos óleos, cafés e hummus disponíveis nas ruas. Então, se mais de um milhão de pessoas estão encontrando esse trabalho, estamos testemunhando um efeito placebo global?

As doses usadas em ensaios clínicos tendem a ser muito mais altas do que você pode comprar comercialmente. "Geralmente é entre 600-1500mg, seja em dose única ou repetida", diz Chandni Hindocha, pesquisador da unidade de psicofarmacologia clínica da University College London e parte de uma equipe que pesquisa se o CBD pode ajudar a tratar a nicotina e outros vícios. (os resultados são promissores até agora). Hindocha enfatiza a necessidade de mais pesquisas sobre faixas de dosagem. “Não há estudos observacionais sobre os produtos com doses mais baixas que as pessoas estão tomando no momento. Não temos idéia do quanto eles estão tomando e por que estão tomando. ”

Nos ensaios clínicos em que Hindocha trabalhou, a maioria dos participantes não consegue diferenciar entre uma dose de 100 mg de CBD e um placebo. "Se a maioria das pessoas está recebendo algo como 50 mg de CBD em uma garrafa, precisamos pensar no que está acontecendo", diz ela. Na sua opinião, é improvável que doses únicas de CBD em comestíveis populares tenham algum efeito. "Sabemos que os efeitos benéficos do CBD geralmente vêm do aumento dos níveis no organismo", explica ela, mas isso ocorre com as altas doses experimentais. "Atualmente não há evidências para mostrar o que doses baixas regulares, como 30 ou 40mg por dia, estão fazendo".

Mas e quanto à vasta quantidade de evidências anedóticas de sua eficácia, particularmente no auxílio à dor crônica? Dee Montague, assessora de imprensa de Newport, País de Gales, foi diagnosticada com endometriose em 2018, 18 anos depois de ir ao médico. O impacto em sua vida foi impressionante. “Joguei roller derby por oito anos, mas tive que desistir devido à dor e fadiga. Estou completamente exausta quando chego em casa do trabalho e mal consigo funcionar. ”

Ela acha que o CBD ajuda. Em 2018, ela começou a experimentar um óleo. "Demorou uma semana em doses regulares para fazer a diferença", diz ela, mas ficou agradavelmente surpreendida. “Eu descobri que minhas cólicas eram muito menos intensas. Meu sono melhorou um pouco, o que fez uma grande diferença na minha qualidade de vida. ”Ela então mudou para um bálsamo para a pele, porque“ a orientação é evitar tomar óleos de CBD dentro de duas horas de outros medicamentos prescritos ”e ela depende de medicamentos diários para asma. Montague agora usa um bálsamo para a pele rico em CBD há um ano, aplicando-o no estômago e manchas de dor nas pernas todas as manhãs e noites. O frasco de 100g que ela compra contém 1.000 mg de CBD; Montague admite que é difícil saber exatamente quanto CBD ela está usando a cada vez e não vê isso como "uma cura ou analgésico, como tal". Mas os efeitos colaterais são inexistentes em comparação com os opiáceos, diz ela. "Sinto-me muito mais no controle da minha dor e da vida cotidiana."

O CBD funciona afetando a função do nosso sistema endocanabinóide (ECS). Composto por neurônios (células nervosas), endocanabinóides (substâncias semelhantes à cannabis que o corpo produz naturalmente) e receptores de canabinóides, o ECS é responsável por regular os sistemas do corpo para manter a homeostase: mantendo equilibrada a temperatura interna, o açúcar no sangue e os níveis de pH com a quantidade de água no corpo. Ele diz ao corpo quando começar a suar (esfriar) e quando parar. Tudo, desde dor crônica a enxaquecas e crises epilépticas, tem sido associado à deficiência da ECS.

Pensa-se que, quando introduzimos um novo canabinóide no corpo, como o CBD, ele se liga a esses receptores e, como um aumento molecular, aumenta a quantidade de canabinóides naturais no corpo. Também demonstrou-se que o CBD se liga aos receptores da serotonina e GABA (a molécula que acalma o sistema nervoso), aumentando a quantidade disponível para o corpo - oferecendo uma explicação potencial para os efeitos calmantes relatados pelo CBD.

Perguntei a Hindocha se histórias como a de Montague sugerem que doses tão pequenas poderiam ter um impacto. "É muito interessante", diz ela, "porque há um argumento de que doses baixas de CBD podem potencialmente afetar a inflamação no corpo". Um fator complicador é o metabolismo. "Quando alguém toma óleo de CBD, grande parte dele é decomposto pelo fígado", explica Hindocha. "Sem saber sobre o metabolismo deles, não temos idéia do quanto o CBD está realmente absorvendo".

Antes de considerar o quanto está absorvendo, você precisa saber quanto está consumindo: este ano, um grande estudo do Center for Medicinal Cannabis descobriu que 38% dos óleos CBD contêm menos da metade da quantidade CBD indicado no rótulo. Quase metade (45%) dos produtos continham mais de 0,2% do THC (o limite legal do Ministério) e, portanto, eram tecnicamente ilegais no Reino Unido.

Navegue pela prateleira do CBD em sua loja de saúde local e você encontrará uma enorme variação de forças em oferta; mas um conteúdo mais alto de CBD significa um preço mais alto. A Holland & Barrett vende um frasco de 10 ml de óleo de Jacob Hooy contendo 5% de CBD por 30 euros; A Boots estoca garrafas de 10 ml da Dragonfly contendo 11,1% de CBD por 70 euros. Um dos produtos mais fortes disponíveis é o Love Hemp: um frasco de 10 ml com 40% de CBD, por 260,00 euros. Love Hemp sugere uma dose diária máxima de 200mg; Embora seja impossível overdose de CBD, a maioria dos produtores oferece orientações sobre a dosagem. Percebo que nenhum dos produtos infundidos traz avisos sobre doses máximas, limites de idade ou direção.

O cânhamo pode ser cultivado legalmente no Reino Unido com uma licença do governo, mas é um setor incrivelmente pequeno. Estima-se que apenas 810 hectares (2.000 acres) de cânhamo sejam atualmente cultivados nos 42 milhões de acres de terra agrícola do Reino Unido. Quando visitei algumas lojas de CBD em Londres que, além de óleos, vendiam flores de cânhamo inteiras em sacos de plástico transparentes, fiquei nervoso com a origem. Rotineiramente, eu assegurava que as flores continham menos do que 0,2% legal de THC. Mas como um leigo, sem acesso a um laboratório e um cientista para testá-lo, realmente sabe?

O homem simpático que dirigia uma das lojas locais de CBD me ofereceu chá e muita conversa convincente, mas concordou que a dosagem se resume essencialmente a experiências. O cheiro de sua loja instantaneamente, de maneira emocionante, me transportou para o topo do estacionamento de vários andares em Bishop's Stortford, o local da minha experiência adolescente com maconha. Talvez esse cheiro de transgressão contribua para a sedução da CBD? Mesmo que saibamos que isso não nos deixará chapados, é um bem-estar com uma vantagem.

O Obel da Drug Store diz-me que quase todos os produtos CBD no Reino Unido são originários dos mesmos atacadistas; o equipamento de extração é muito caro para empresas menores. "Leva muito tempo para descobrir como fazê-lo corretamente - apenas algumas pessoas realmente têm o conhecimento", explica ele. Na maioria dos casos, os produtores simplesmente adicionam o extrato ao óleo de sua escolha e colocam um novo rótulo nele.

Obel diz que a maioria de seus clientes são mulheres com 40 anos ou mais. O público de um evento recente na loja, um painel de discussão sobre o impacto do estresse, era 80% feminino. “Pelo que vimos, as mulheres querem se auto educar e ser responsáveis por sua própria saúde. Elas querem buscar mais opções do que as oferecidas pela medicina tradicional ”, diz ele. Ele não acredita que o boom de produtos de rua com infusão de CBD, como chocolate, chá e hummus, durará: “Acreditamos que os produtos diários com o CBD adicionado desaparecerão. Produtos nos quais o CBD é o ingrediente ativo real ou onde o CBD serve a um propósito específico em suplementos ou cosméticos - esses provavelmente permanecerão. ”

Atualmente, não termos idéia do potencial total da CBD é incrivelmente emocionante e frustrante. Sem uma pesquisa mais dedicada, o mercado comercial continuará sendo um oeste selvagem. Enquanto isso, as pessoas continuarão se informando, gastando seu dinheiro em produtos com, ao que parece, tem eficácia confusa. Os custos permanecerão proibitivos para muitos. Enquanto isso, as marcas continuarão infundindo alegremente seus chás e sorvetes com quantidades nominais de CBD, sabendo que as pessoas pagarão mais pelo burburinho que a cannabis traz.

Alguns produtos pelo pessoal do The Guardian

image.png

CBD - Chá Verde (18 unidade), 17 euros

Eles dizem: "Nosso processo inovador garante que o CBD em nossos saquinhos façam efeito".

Contagem de CBD: 5mg por saco

Nosso veredicto "O sabor é muito sutil e os sacos podem rasgar facilmente, mas fiquei surpreso com a facilidade com que adormeci (e fiquei) dormindo - normalmente tenho um sono muito leve".

image.png

Chocolates com sabor baunilha com CBD , 165g,  5 euros

Eles dizem: "Mais sementes do que açúcar, mais cânhamo do que qualquer outro ingrediente, embalado com 10 mg de óleo CBD orgânico e baunilha".

Contagem de CBD: 10mg

Nosso veredicto “É tão delicioso e saboroso, que é difícil separar esse fator bom de qualquer efeito do CBD. Definitivamente suculento; mantenha longe das crianças. ”

image.png

Aussie 'acalme o frizz' Shampoo , 300ml, 4 euros

Eles dizem: "nossa fórmula milagrosa, com extrato de sementes de cânhamo australiano, domará sua juba em pouco tempo".

Contagem de CBD: Alguns extratos de sementes de cannabis sativa.

Nosso veredicto “Espumoso e minimamente perfumado, resultou em cabelos visivelmente mais macios e suaves. Mas será que isso era realmente por causa do cânhamo? Gostei mais do que outros xampus australianos.

image.png

Wunder Workshop -  Açafrão x CBD Raw Chocolat , 40g, 7 euros

Eles dizem: “Com cacau do Peru; açafrão do Sri Lanka; e impulsionado com CBD. "

Contagem de CBD: 16mg

Nosso veredicto: "Gostei do sabor - definitivamente senti o açafrão - mas sem um efeito relaxante óbvio".

image.png

Barra de CBD de aveia vegana nooro crua e em cacau e coco , 45g, £ 2,95

Eles dizem: "nosso CBD é proveniente de um pequeno produtor independente do Reino Unido".

Contagem de CBD: 25mg

Nosso veredicto “Agradável inicialmente, mas seguido por um sabor final de sabão. Não gostei.

image.png

BumbleZest  - Suco de gengibre, açafrão e CBD, 60ml, 3 euros

Eles dizem: "Uma bebida ardente natural com uma base de limão, projetada para ser tomada como um tiro de saúde em movimento".

Contagem de CBD: 2,5 mg

Nosso veredicto: Um testador achou "muito ácido, bastante desagradável, me fez espirrar". Outro amou a impetuosidade: “Eu me senti energizado e pronto para o dia. Mas também poderia ter sido efeito do meu exercício de mergulho matinal.

image.png

Os marshmallows de edição limitada do Marshmallowist,  15 euros por uma caixa com seis

Eles dizem: “Feito a partir de malva orgânica com infusão de CBD, melhorada para criar uma textura super leve. Não exceda dois marshmallows por dia. ”

Contagem de CBD: 10mg por marshmallow

Nosso veredicto: "Excelentes sabores (escolha cacau, laranja ou toranja), muito fofos, não muito doces. Sem efeito relaxante aparente.

image.png

Bebida 420 - Bebida de sabugueiro e limão com infusão de CBD e outras frutas silvestres ; 250 ml, 2 euros

Eles dizem “Água. Frutos silvestres. A parte legal da maconha. Extratos vegetais. O que poderia ser mais puro?"

Contagem de CBD: 15mg

Nosso veredicto “Bom: achei estranho. Eu me senti um pouco relaxado - mas foi o efeito placebo? ”

image.png

Themptation CBD Hummus , 190g, 5 euros

Eles dizem: "Dá um soco anti-inflamatório com um delicioso sabor de sálvia."

Contagem de CBD: 13mg

Nosso veredicto: “Gostei da textura granulada, mas houve um sabor estranho. Comi metade da panela sem pensar e depois me senti chapada - o jantar na sogra foi muito descontraído. ”

Fonte:

https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2019/sep/14/cbd-lubricant-bestseller-cannabis-oil-products-booming?

Recomendações:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Estatísticas dos Fóruns

1.765
    Tópicos
    15.121

9.481
    Membros
    149
    Recorde Online