Entre para seguir isso  
posts_infos_bkpFB

Holotrópico

4 posts neste tópico

O termo holotrópico significa “movendo-se em direção ao todo” e foi cunhado pelo psiquiatra Stanislav Grof, um dos fundadores da psicologia transpessoal para designar estados de consciência não-comuns. Esses estados podem ser estimulados pelo uso de determinadas plantas, por práticas respiratórias, por danças ritmadas, por cantos coletivos ou podem acontecer de forma espontânea - as chamadas emergências espirituais.

Grof apontava que os estados holotrópicos costumam envolver algo como um “radar interno”, trazendo automaticamente os conteúdos do inconsciente de maior carga emocional, mais relevantes psicodinamicamente para o momento e que estão disponíveis para serem processados até a consciência. Entre os conteúdos que mais surgiam nas sessões de Grof com a utilização de catalisadores de estados holotrópicos está o reviver da experiência do parto.

Na imagem encontra-se um desenho feito por um dos pacientes de Grof na tentativa de traduzir sua experiência holotrópica. O desenho, de acordo com o paciente, representa o início do parto como um engolfamento por um redemoinho gigante. O pequeno barco com um esqueleto sugere o encontro iminente com a morte.

“Ao nascer me deparo com a possibilidade da morte”.

Compartilhar este post

Link para o post

A prática do renascimento é incrível!!! Eu fiz duas vezes a partir da respiração. É inacreditável acessar essas informações do cérebro sem usar nenhum psicodélico!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz também Isis! Eu não revivi a experiência do nascimento, mas lembro-me que depois que a respiração se tornou automática - com a ajuda do terapeuta - lembro-me que aos poucos fui ""sumindo"", mas sem ansiedade, sem desespero, tudo de uma forma muito sútil, como se aos poucos eu fosse apagando áreas do meu cérebro. 

Quando acabou lembro que ele me chamou e falou ""Stan, estamos chegando ao fim"". Nem lembrava que eu estava lá com ele fazendo a técnica. Foi muito bom, mas ao mesmo tempo não consegui tirar ensinamentos nem tive insights da vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, coment_infos_bkpFB disse:

Eu fiz também Isis! Eu não revivi a experiência do nascimento, mas lembro-me que depois que a respiração se tornou automática - com a ajuda do terapeuta - lembro-me que aos poucos fui ""sumindo"", mas sem ansiedade, sem desespero, tudo de uma forma muito sútil, como se aos poucos eu fosse apagando áreas do meu cérebro. 

Quando acabou lembro que ele me chamou e falou ""Stan, estamos chegando ao fim"". Nem lembrava que eu estava lá com ele fazendo a técnica. Foi muito bom, mas ao mesmo tempo não consegui tirar ensinamentos nem tive insights da vida.

Stan, nem sempre voltamos à experiência do nascimento. Eu mesma não fui até la, mas tive muitas libertações depois que a experiência terminou. Sobre as sensações físicas, meu corpo ficou inteiro dormente. Inteiro. Deu um desespero, mas sabia que era parte daquele processo. Eu fiz 2x e uma foi totalmente diferente da outra. Agora estou estudando Terapia Transpessoal e aprendendo aplicar essa técnica em outras pessoas. Os resultados são fantásticos, pois tem muito processo de cura da criança interior e liberação de traumas. 
Te recomendo a repetir o procedimento com o terapeuta caso tenha algo que ainda queira ""entender"" dentro de vc. Abs!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso